terça-feira, 27 de janeiro de 2009

1° ANO PRIMEIRA AULA DE 2009

A metodologia científica



O árduo trabalho do cientista passa por diversas etapas até sua publicação.
Teoria científica é o conjunto de conhecimentos que procura explicar, com alto grau de exatidão, fenômenos abrangentes da natureza, ou seja, é diferente do significado da palavra "teoria" utilizada no dia-a-dia, no senso comum, quando dizemos que algo “é apenas uma teoria”, no sentido de que é uma mera especulação. Um exemplo de teoria científica é a Teoria da Evolução, que explica como espécies se transformam ao longo do tempo. O método científico engloba a observação de um fato; elaboração de uma “pergunta” acerca desse fato, com base em uma teoria que precisa ser explicada; e formulação de uma hipótese, consistindo em possíveis respostas testáveis para esta pergunta. Muitas vezes o cientista testa sua hipótese por meio de situações experimentais como forma de confirmar ou refutar suas deduções. Quando é refutada, esse deverá modificar a hipótese ou substituí-la por outra. Geralmente, quando são necessárias experimentações, utiliza-se um “grupo-controle”, que será o objeto de comparação. Por exemplo, para verificar se a água de determinado ribeirão está poluída pode-se utilizar métodos de ecotoxicologia que constitui em depositar concentrações crescentes desta água em diferentes aquários contendo dois peixes de mesma espécie e idade (grupo experimental) e, como grupo controle, dois peixes em um aquário contendo água de torneira. Após o tempo necessário, compara-se a situação dos animais das diferentes concentrações com o grupo experimental, permitindo que os resultados e hipóteses sejam validados ou não. A publicação em revistas científicas especializadas seria a última etapa do processo. Esta é uma forma de divulgar o trabalho e permitir que outros cientistas repitam a experiência e confiram os resultados ou se baseiem para outras pesquisas. Hipóteses confirmadas por diversas experiências e experimentos poderão ser consideradas leis e um conjunto de leis e hipóteses poderão formar uma teoria. Todas as duas, apesar da credibilidade no meio científico, podem ser corrigidas e aperfeiçoadas à medida que novas descobertas são lançadas. O fato, muitas vezes confundido também com o que vem a ser teoria, reformula e rejeita esta, na medida em que teorias são passíveis de modificação: ele redefine e esclarece-as, melhorando os conceitos propostos por elas.

Mariana Araguaia Equipe Brasil Escola

9 comentários:

  1. Oi Cibele,

    gostei de seu blog, por isso tem um selo para vc. no meu blog.
    Um grande abraço

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  2. Gisele Sales da Costa 1°B
    CARACTERISTICAS DOS SERES VIVOS

    Além da característica de seres vivos serem formados por células, os seres vivos necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e são capazes de reproduzir.
    Ex: Uma pedra não precisa de nutrientes para se manter, diferente dos seres vivos.É por meio de alimentos que os seres vivosadquirem a matéria prima para o seu desenvolvimento, a renovação de células e a reprodução.

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  3. Gisele Sales da Costa 1° B
    CARACTERISTICAS DOS SERES VIVOS

    Além da característica de seres vivos serem formados por células, os seres vivos necesitam de alimento para, passam por um ciclo de vida e são capazes de reproduzir.
    Ex: Uma pedra não precisa de nutrientes para se manter, diferente dos seres vivos.
    É por meio de alimentos que os seres vivos adquirem a matéria prima para o seu desenvolvimento, a renovação de células e a reprodução.

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  4. Teoria científica é o conjunto de conhecimentos que procura explicar com exatidão os fenômenos da natureza, o que é diferente de teoria, que é apenas uma hipótese de como aquilo ocorre. O ciêntista formuila essas hipoteses com base em experiências para confirmar ou não essa teoria, se não for confirmada, ele deve recomeçar os esperimentos e idealizar uma outra teoria.

    Jhonatan Dhimmy
    Fabinho

    1° Ano A

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  5. Esse texto levou aos leitores a idéia que devia ser mostrada.Essa parte nos chamou atenção:"Teoria científica é o conjunto de conhecimentos que procura explicar, com alto grau de exatidão, fenômenos abrangentes da natureza, ou seja, é diferente do significado da palavra "teoria" utilizada no dia-a-dia, no senso comum, quando dizemos que algo “é apenas uma teoria”, no sentido de que é uma mera especulação."
    Nos chamou atenção por que explica muito bem o que é teoria.
    Alunos:Aryanne ,Cryslayne,Pedro Vitor.
    1º A Matutino.

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  6. Oie Prof's .. joia?
    gostei muito desse texto !
    Vi que a teoria de alguma coisa vem através do tempo, que não se fala "O Ser Humano veio da água ( por exemplo ) ".. e isso se torna uma teoria ! A teoria de alguma coisa tem que ser estudada por algum tempo, pra ver se é algo verdadeiro
    By: Ana Flávia ( Aninha) 1° A

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  7. Oie Prof's .. jooia?
    Gostei muito desse estudo .. aprendi que a teoria não vem só da pessoa falar "O Ser Humano veio dos macacos (por exemplo)". Não! Precisa de tempo .. pra ser estudado e achar, vestigios que comprovem aquilo !
    Ainda bem né ! Pois senão sairia Teoria do arco da velha .. kkkkkk'

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  8. BOM. DE ACORDO COM A MINHA INTERPRETAÇÃO, O TEXTO RETRATA O CONCEITO DA TEORIA. A PARTE QUE ME DEIXOU "CURIOSO", FOI DA COLOCAÇÃO DA TEORIA E DA HIPÓTESE, QUE MUITA DAS VEZES SÃO COMFUNDIDAS. UM OUTO FATOR QUE ME DISPERTOU UMA CERTA CURIOSIDADE FOI O FATO DE A PALAVRA PERGUNTA ESTAR ENTRE ASPAS. QUAL SERÁ O MOTIVO DAS ASPAS? BOM, MUDANDO DE ASSUNTO, O TEXTO DEFINE O TERMO TEORIA COMO:"uma mera especulação." E TERMO HIPOTESE COMO:"DEDUÇÃO".
    ACHEI BASTANTE CURIOSO ESSA DEFINIÇAO. OUTRA COISA QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI O DIALETO ULTILIZADO. UM DIALETO CULTO E AO MESMO TEMPO DIRETO. ISSO É ÓTIMO PARA QUEM VISITA O BLOG. MEUS PARABÉNS.( 1° ANO "A" MATUTINO. WILLIAN JÚNIO DE CAMPOS.)

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  9. Biodiversidade é a diversidade das espécies, é reconhecer a diversidade de espécies. A contagem das espécies é uma medida simples. As espécies biológicas são influenciadas pelo conhecimento da genética e evolução dos organismos, essa é a característica que melhor separa cada espécie das demais. O conceito de biodiversidade procura referir e integrar toda a variedade que encontramos em organismos vivos, nos mais diferentes níveis, portanto as plantas e vários grupos de animais têm sistemas de reprodução especiais ou diferentes. Assim, em todos estes casos, especialmente nos microorganismos, o conceito de espécies é baseado na capacidade de intercruzamento não funciona bem. Alguns pesquisadores dizem que a biodiversidade abrange diferentes níveis de organização da vida. Outros cientistas pensam, porém, que a diversidade não deve apenas contar espécies, mas levar em conta sua variedade ou mesmo seu valor.

    Alunas: Bárbara e Nathália Série: 2°A

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