quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SENSORIAMENTO REMOTP APLICADO AO ESTUDO DE BIOLOGIA

Tecnologias Avançadas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para apoio a desenvolvimento e utilização sustentadas da Amazônia


O projeto Tecnologias Avançadas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para Apoio ao Desenvolvimento e Utilização Sustentadas da Amazônia foi proposto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ao MMA/ PPG-7 por ocasião do lançamento do 1° Edital/1995, aprovado em 1996, sendo que sua execução deveria ser realizada em dois anos. Em julho de 1996 foi firmado um contrato entre a FINEP e a FUNCATE e após serem solucionados os entraves administrativos formalizou-se a sistemática de contratação entre a FUNCATE/FINEP/Banco Mundial em julho 1997, dando início ao processo de compra de equipamentos em outubro de 1997, os quais foram recebidos em março de 1998.
O projeto contemplou dois objetivos. Inicialmente, em sua primeira fase, teve por objetivo desenvolver, avaliar e implantar metodologias e técnicas inovadoras de geoprocessamento e processamento de imagens digitais visando apoiar o desenvolvimento sustentável na Amazônia. A segunda fase, complementando a primeira, teve por objetivo disponibilizar estas tecnologias para instituições da região, apoiando a formação de recursos humanos e a implantação de infra-estrutura mínima que permitisse aplicá-las em estudos sócio- ambientais e no monitoramento dos recursos naturais.
Para tanto, foram estabelecidas e cumpridas as seguintes metas:
•Desenvolvimento de técnicas de análise integrada da paisagem, a partir de classificação contínua baseada em modelos lineares e não-lineares;
•Desenvolvimento de técnicas automatizadas de classificação de imagens para monitoramento florestal;
•Desenvolvimento de técnicas de processamento e classificação de imagens de radar para monitoramento florestal;
•Desenvolvimento de tecnologias para acesso a banco de bancos de dados geográficos para região amazônica;
•Programa de trabalho conjunto entre instituições para treinamento de recursos humanos, implantação e avaliação das tecnologias desenvolvidas nos estados da Amazônia.


PARA LER O TEXTO COMPLETO E VISUALIZAR AS IMAGENS VÁ AO SITE:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ci000012.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário