segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

Seria muito bom poder responder que é a VIDA, mas eis uma palavrinha para qual não se aplica nenhum conceito pré-fabricado. Por isso, para diferenciar entre seres vivos e matéria bruta, costumamos relaciona-los as seguintes características básicas:CÉLULAS - Todos os seres vivos são formados por células, exceto os vírus, quando opta-se por considerá-los seres vivos. CICLO VITAL - Os seres vivos passam por um ciclo vital (nascem, crescem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem).METABOLISMO - Para a manutenção da vida, os seres vivos realizam processos internos de transformação de matéria orgânica que permitem obter energia para realizar suas atividades e crescimento.REPRODUÇÃO & HEREDITARIEDADE - Os seres vivos são capazes de se reproduzir e transmitir suas características aos descendentes. MATÉRIA ORGÂNICA - Os seres vivos são formados por substâncias inorgânicas simples, como a água, mas também por substâncias complexas orgânicas, como proteínas e lipídeos. Basicamente, classificamos como orgânicas, as substâncias que possuem átomos de Carbono ligado a átomos de Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio.MOVIMENTO - Os seres vivos, em sua maioria são capazes de movimento próprio, e muitos animais são capazes de um tipo de movimento mais elaborado que é a Locomoção.SENSIBILIDADE, RESPOSTA A ESTÍMULOS - Os seres vivos são dotados de sensibilidade. A matéria bruta não. Coloque uma pedra e sua mão numa bacia cheia de gelo. Quem é que vai sair dormente? A mão ou a pedra?! =)REGENERAÇÃO - Seres vivos são capazes de reconstituir partes que lhes foram perdidas. Como quando sua pele cicatriza após um corte, ou quando uma flor nasce novamente após ter sido arrancada de uma árvore.EVOLUÇÃO - Seres vivos estão sujeitos ao processo evolutivo da seleção natural, adaptação ao meio, especiação. Os seres vivos modificam-se ao longo do tempo, enquanto a matéria bruta permanece constante.

25 comentários:

  1. Os seres vivos tem formas diferentes de viver , e cada um existe suas características básicas , como : as células ( todos seres vivos tem células, menos o vírus ) , todos nascem , crescem , reproduzem e morrem. Todos são capazes de reproduzir suas características aos seus descendentes. Todos se movimentam , todos os seres vivos tem a capacidade de recontruir partes do corpo que lhe foram perdidas. Cada ser vivo vai se modificando ao longo do tempo . Roberta Albino e Marcella Silva - 1° A .

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto, porque é sempre bom saber um pouco mais sobre a vida!
    *Seria muito bom poder responder que é a VIDA, mas eis uma palavrinha para qual não se aplica nenhum conceito pré-fabricado.*
    Esta parte nos faz entender sobre o que é vida!_Não existe uma idéia pré-frabricada.

    ResponderExcluir
  3. Os seres vivos tem formas diferentes de viver , e cada um existe suas características básicas , como : as células ( todos seres vivos tem células, menos o vírus ) , todos nascem , crescem , reproduzem e morrem. Todos são capazes de reproduzir suas características aos seus descendentes. Todos se movimentam , todos os seres vivos tem a capacidade de recontruir partes do corpo que lhe foram perdidas. Cada ser vivo vai se modificando ao longo do tempo . Roberta Albino e Marcella Silva - 1° A .

    ResponderExcluir
  4. Os seres vivos são aqueles formados por matéria orgânica, logo, nascem crescem, se reporduzem e morrem. Eles são formados por células e dependem de alguma fonte de nutrição para seu desenviolvimento. Em sua grande maioria, conseguem se locomover por conta própria e são dotados de sensibilidade. Além disso, possuem a capacidade de reconstituir partes perdidas de sua anatomia.

    Jhonatan Dhimmy
    Fábinho

    1° ano A

    ResponderExcluir
  5. Os seres vivos são aqueles formados por matéria orgânica, logo, nascem crescem, se reporduzem e morrem. Eles são formados por células e dependem de alguma fonte de nutrição para seu desenviolvimento. Em sua grande maioria, conseguem se locomover por conta própria e são dotados de sensibilidade. Além disso, possuem a capacidade de reconstituir partes perdidas de sua anatomia.

    Jhonatan Dhimmy
    Fábinho

    1° ano A

    ResponderExcluir
  6. Gostei mas da parte quando fala sobre a locomoçao dos animais,o texto é muito importante fala sobre o ciclo vital.

    ResponderExcluir
  7. O texto me chamou muita atenção,porque ele fala sobre a VIDA dos seres vivos.Todos eles são formados por células,passam por um ciclo vital,se movimentam,possuem sensibilidade e matéria bruta.E cada vez mais e bom saber sobre cada detalhe da VIDA!!!

    ResponderExcluir
  8. " Os seres vivos passam por um ciclo vital (nascem, crescem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem). "


    A maioria dos seres vivos tem o msm instinto do Homem, q podemos xamar de ( Ciclo Vital ).



    " Os seres vivos são capazes de se reproduzir e transmitir suas características aos descendentes. "

    Grande parte dos seres vivos ao decorrer da vida aprende muita coisa e ao passar do tempo eles deixam as suas caracteristicas para os seus descendentes.


    " Os seres vivos são formados por substâncias inorgânicas simples, como a água, mas também por substâncias complexas orgânicas, como proteínas e lipídeos. "

    Isso traz para nós q os seres vivos sao criados por materia inorganicas simples q é o caso da Agua.

    ResponderExcluir
  9. *O que mais me chamou a atenção no texto foi que todos os seres vivos sao formados por celulas, ciclo vital, metabolismo, reprodução, e hereditariedade, materia organica, movimento, sensibilidade, resposta a Estimulos,Regeneração e Evoluçao.
    * E depois que le o texto pode saber desse tanto de coisas que nao sabia , e conhecer a vida dos seres vivos e sempre bom......
    Felipe e Giselly 1 ano A.

    ResponderExcluir
  10. ' Gostamos muito do texto. Vimos as características dos seres vivos. Todos eles nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Os seres vivos tem sensibilidade cuja matéria bruta não tem. Tanto que a matéria bruta consegue durar mais tempo sobre a camada da atmosfera e os seres vivos se modificam ao longo do tempo. :D
    by: Sara, Ana Flávia e Amanda Custódio. 1ºA

    ResponderExcluir
  11. Bom, gostei muito do texto, a parte que mais me chamou a atenção foi:"REGENERAÇÃO - Seres vivos são capazes de reconstituir partes que lhes foram perdidas. Como quando sua pele cicatriza após um corte, ou quando uma flor nasce novamente após ter sido arrancada de uma árvore."
    Essa parte me chamou mais atenção porque acho facinante o processo de regeneração de qualquer ser vivo.
    By:Amanda Barreto e Bruna Nunes.

    ResponderExcluir
  12. Achamos interessante o fato de se diferenciar os seres vivos da matéria bruta com as seguintes caractéristicas:
    *Células;
    *Ciclo vital;
    *Metabolismo;
    *Reprodução & Hereditariedade;
    *Matéria orgânica;
    *Movimento;
    *Sensibilidade,resposta a estímulos;
    *Regeneração;
    *Evolução;
    Dentro destas caractériscas concluimos que
    cada ser vivo possui suas diferenças desde suas células até suas evoluções.
    Postado por:
    Jéssica Sarah,Jéssica Cristina e Jéssica Jacinto.1ºB

    ResponderExcluir
  13. As características básicas dos seres vivos são as células. Mas para completar os seres vivos eles tem que ter um ciclo de vida (nascimento, crescimento, reprodução e morte). Metabolismo, produção e hereditariedade, matéria orgânica, movimento, sensibilidade, resposta a estímulos, regeneração e evolução. Todos os seres vivos necessitam de nutrientes e oxigênio para se manterem vivos e corresponderem aos ciclos vitais da natureza.

    Alunas: Gisele Sales da Costa e Talissa Sanches Martins
    1° ano C - Matutino.

    ResponderExcluir
  14. As características básicas dos seres vivos são as células. Mas para completar os seres vivos eles tem que ter um ciclo de vida (nascimento, crescimento, reprodução e morte). Metabolismo, produção e hereditariedade, matéria orgânica, movimento, sensibilidade, resposta a estímulos, regeneração e evolução. Todos os seres vivos necessitam de nutrientes e oxigênio para se manterem vivos e corresponderem aos ciclos vitais da natureza.

    Alunas: Gisele Sales da Costa e Talissa Sanches Martins
    1° ano C - matutino

    ResponderExcluir
  15. No texto a Características Dos Seres Vivos a parte que nos achamos mais interessante e a da Reprodução e Hereditariedade.
    O ser vivo é capaz de se reproduzir e transmitir as suas características aos seus antecedentes; pois a reprodução é inexplicavel e perfeita, exemplificando a formação do bebê através do óvulo e do espermatozóide dando origem a um ser vivo com capacidades para nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer.

    ResponderExcluir
  16. No texto a Características Dos Seres Vivos a parte que nos achamos mais interessante e a da Reprodução e Hereditariedade.
    O ser vivo é capaz de se reproduzir e transmitir as suas características aos seus antecedentes; pois a reprodução é inexplicavel e perfeita, exemplificando a formação do bebê através do óvulo e do espermatozóide dando origem a um ser vivo com capacidades para nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer.

    ResponderExcluir
  17. No texto a Características Dos Seres Vivos a parte que nos achamos mais interessante e a da Reprodução e Hereditariedade.
    O ser vivo é capaz de se reproduzir e transmitir as suas características aos seus antecedentes; pois a reprodução é inexplicavel e perfeita, exemplificando a formação do bebê através do óvulo e do espermatozóide dando origem a um ser vivo com capacidades para nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer.

    Naiara, Ramon e Rhodolfho

    ResponderExcluir
  18. BOM, EU AXEI MUITO INTERESSANTE ESTE TEXTO DEVIDO A SUA SIMPLISSIDADE COM AS PALAVRAS. UMA PARTE QUE ME DEIXOU MUITO ATENCIOSO FOI O FATO DA REGENERAÇÃO DOS SERES VIVOS:"REGENERAÇÃO - Seres vivos são capazes de reconstituir partes que lhes foram perdidas. Como quando sua pele cicatriza após um corte, ou quando uma flor nasce novamente após ter sido arrancada de uma árvore." OU SEJA. CHAMA A ATENÇÃO DOS LEITORES A REPEITO DESSE FATOR QUE FOI CITADO Á CIMA. OUTRA PARTE INTERESSANTE FOI A PARTE EM QUE TOCA NO ASSUNTO DOS VIROS, QUE COMO NA AULA, SEMPRE É CHEIO DE CURIOSIDADES PRINCIPALMENTE RETRATANDO DE SEU CICULO.(1° ANO "A" MATUTINO. WILLIAN JÚNIO DE CAMPOS)

    ResponderExcluir
  19. CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

    Oque o nosso grupo tirou de importante deste texto foi a importante colocação das partes. E um dos tópicos mais importantes foi o CICLO VITAL, que todo o ser humano passa;(nascem, crescem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem).
    Uma das coisas que nós do grupo tiramos foi a afirmação que todo o ser vivo, tem o seu ciclo vital, suas células, seus movimentos e outros. Com isso fechamos com um pequeno parágrafo a parte que mais nos chamou atenção!


    * Colégio Estadual Manoel Vilaverde.
    Alunos(as):

    • Fábio Fedrigo
    • Paula de Oliveira
    • Fabricio Fedrigo
    • Jéssica de Oliveira

    Série: 1° Ano ''A''

    ResponderExcluir
  20. gostei muito do texto vai ajudar a escrever minha tarefa

    ResponderExcluir
  21. este texto mostou muitas caracteristicas dos seres vivos que nascem e etc nos ajuda a ensinar mais sobre os seres vivos

    ResponderExcluir